Meditação Cognitiva

1. TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
(Relaxamento muscular progressivo, Respiração controlada, Distração, Aprendizado Mozart)

Sugiro que logo ao acordar realize a prática A e B.
Tome café da manhã e realiza a prática C.
Almoça.
No fim do dia, próximo ao horário de dormir, faça a prática D.

A. Relaxamento Muscular Progressivo
Irá contrair (5 segundos) e relaxar (10 segundos) cada um dos músculos a seguir (um por vez nesta sequência): testas, olhos, queixos, pescoço, ombro, parte superior das costas, bíceps, antebraços, mãos, abdômen, virilha, perna, quadril, coxa, nádegas, panturrilhas, pés. Lembra do tempo de contração e de relaxamento.

B. Respiração Controlada
A prática deve levar 4minutos (coloque um despertador programado).
Coloque uma mão sobre a parte superior do tórax e a outra sobre seu abdômen. A mão sobre seu abdômen se moverá para fora quando você inspira.
Inspire lentamente contando até 4 e expire contando até 4 calmamente, repita até finalizar os 4 minutos.

C. Distração
Pratique a distração por, ao menos, duas horas por dia. Escolha um filme e assista por inteiro. Faça uma caminhada sem se distrair com aplicativos de celular, observe o que se encontra no seu caminho e como está o dia.

D. Aprendizado Mozart
Pratique o relaxamento muscular progressivo ouvindo uma música bem calma (sugiro Vivaldi cinco concertos para flauta e orquestra de câmara).
Pratique a respiração controlada ouvindo Haydn sinfonia 67 em fá maior.

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